domingo, 26 de fevereiro de 2012

Borodin

Borodin

12 de novembro de 1833, São Petersburgo
27 de fevereiro de 1887, São Petersburgo

Aleksandr Porfirievitch Borodin, filho ilegítimo do príncipe da Geórgia, era médico e dividiu a sua vida entre a música e o trabalho de professor e investigador de química orgânica na Academia Médico-Cirúrgica.
Ainda muito jovem iniciou estudos de flauta, piano e violoncelo com professor particular. Depois de conhecer Mussorgsky passou a dedicar-se com mais intensidade à música.
Em 1862, depois de uma viagem de estudos de três anos à Europa ocidental, trava contacto com Balakirev, e essa amizade irá dar novo impulso à sua actividade de compositor.

Considerado por muitos como o mais original compositor do Grupo dos Cinco - composto por Mussorgsky, Balakirev, Cui e Rimsky-Korsakov, Borodin deixou uma obra pequena, mas importante.

Como a música dos demais membros do grupo, as suas composições caracterizam-se por um deliberado abandono das tradições da música ocidental, na busca de uma linguagem eminentemente russa, marcada pelos ideais nacionalistas.
Alexander Borodin morreu no dia 27 de Fevereiro de 1887, de insuficiência cardíaca, durante um baile de máscaras na Academia de Medicina de São Petersburgo.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário