sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Fernando Lanhas



Fernando Resende da Silva Magalhães Lanhas nasceu na freguesia da Vitória, na cidade do Porto, em 16 de Setembro de 1923, filho de Luís da Cunha Magalhães Lanhas, comerciante de tecidos, e de Maria Amélia Resende da Silva Magalhães Lanhas, modista. Residiu no n º 74 na Rua José Falcão até à morte dos pais.
Inscreveu-se no Curso Especial de Arquitetura, da Escola de Belas Artes do Porto, em 1941 depois do qual se matriculou, no ano de 1945, no Curso Superior de Arquitectura, também na ESBAP.
Foi contemporâneo de Nadir Afonso e Pomar.
Era um homem de múltiplos interesses. Arquitecto de formação, foi igualmente pintor, desenhador, poeta, arqueólogo, astrónomo e coleccionador por
vocação.Apesar de não ser considerado um pintor, é tido como um dos pioneiros da Abstracção Geométrica em Portugal.

velha com lenço 1945

A obra 02-44 ou O Violino, exposta pela primeira vez em 1945, na III Exposição Independente, em Lisboa, representa uma revolução na pintura portuguesa; numa época em que dominava a corrente neo-relista. A sua obra pictórica é feita de aguarelas, serigrafias, pinturas sobre seixos rolados, colagens e xilogravuras.




Tinha uma curiosidade rara pela astronomia, geofísica e arqueologia.
Desde muito novo que as origens do Homem, e o conhecimento do Universo, foram os temas que o preocuparam.
Para Lanhas, a arte é antes de tudo, o conhecimento do mundo, o que o leva a desenvolver uma concepção original da pintura, como cálculo racional, equilíbrio traduzido na ordem geométrica.
Faleceu na sua casa no sábado passado.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário